Saiba como consultar o seu SCORE

Muitas pessoas sonham em comprar a casa própria, o primeiro carro ou um novo celular. Mas, ao tentar efetuar uma compra, é possível que você se depare com a situação de o credor lhe dizer que você não tem pontuação suficiente ou que sua pontuação no SCORE é baixa. Mas, o que é SCORE?

O SCORE é uma ferramenta que, a partir de informações cadastrais e comportamentais, apoia as decisões de crédito, ou seja, este programa estima o comportamento futuro dos clientes de sua empresa, indicando a probabilidade de inadimplência nos próximos seis ou dezoito meses, conforme necessidade de negócio.

Ao pesquisar sua classificação no SCORE, sua condição enquanto cliente é apresentada em uma escala, definida em cinco tipos diferentes de grau de risco, que são: Altíssimo Risco, Alto Risco, Médio Risco, Baixo Risco e Baixíssimo Risco de inadimplência. Dessa forma, é possível tomar decisões de forma rápida e segura.

Além disso, uma síntese Cadastral do CPF consultado é gerada ao realizar a consulta. Nesta síntese constam as seguintes informações:

Endereço de instalação do telefone, quando fornecido;

Consultas anteriores (últimos 90 dias);

Registros de débitos informados por clientes em nível nacional (últimos cinco anos);

Títulos protestados informados por cartórios do Estado de São Paulo (últimos 5 anos);

Alerta de documentos furtados, roubados ou extraviados e de uso indevido de documentos;

Endereço da agência bancaria com até dois telefones;

Todos os motivos de cheques devolvidos informados pelo usuário e CCF-Banco Central;

Todos os motivos e cheques sustados informados por bancos conveniados e usuários;

Devolução de cheque pelo motivo 21;

Alerta de cheques roubados, furtados ou extraviados;

E, por fim, o SCORE.

Segundo especialistas financeiros, o SCORE tem vários benefícios, como Solução para análise e concessão de crédito, com abrangência nacional. Além de prevenção de fraudes e ganho de velocidade nas decisões; redução de custos operacionais e aumento do volume de negócios; aumento do retorno financeiro perante um menor risco de inadimplência e atribuição de limites de crédito adequados a cada cliente.

Muitas são as situações que podem levar a sua pontuação a ser rebaixada junto ao SCORE, como efetuar compras e não pagas suas contas, ter um cheque devolvido, entre outras situações. As consequências de se ter o nome negativado junto aos órgãos de proteção ao crédito é que seu SCORE fica baixo e consequentemente isso atrapalha as negociações futuras.

Para consultar sua pontuação no SCORE é simples, basta acessar nosso site www.fenixconsultas.com.br e fazer um rápido cadastro, com o número do CPF, e-mail e senha para acesso. Após fazer o cadastro, basta consultar seu CPF em consulta avançada.

Já para fazer a consulta pessoalmente, é possível fazer um posto do SPC e SERASA mais próximo da sua casa. Para isso, será necessário ter em mãos RG, CPF e comprovante de residência, originais e cópias.

Em suma, o mais importante é sempre manter seu nome limpo, longe de restrições e dos órgãos de proteção ao crédito. Faça sempre que possível uma consulta em seu CPF para saber se seu nome consta no SPC e SERASA e para saber como está sua pontuação no SPC SCORE Crédito.