4 erros que atrapalham na hora de cortar gastos

O ano está acabando e você está cansado de ver seu salário sumir em horas no dia do pagamento? Infelizmente é um problema que muitos Brasileiros sofrem todo mês isso quando a situação não é pior e o nome está sujo! Quantas vezes você tentou cortar gastos mas não teve sucesso?

Cortar gastos e ficar no azul exige determinação, porque as tentações são grandes! Hoje vamos falar de 4 erros comuns que -quase- todos cometem ao tentar cortar os gastos. Vamos la?

  • Fazer refeições na rua

Aquele café na padaria de toda manhã é realmente essencial? Será que não compensaria acordar um pouquinho mais cedo e tomar um café da manha em casa? Com certeza o pacote de café saíra mais barato no final do mês do que todos os pingados da padaria!

Não tem como almoçar em casa? Tente levar almoço pronto ou simplesmente procure restaurantes onde o kilo é cobrado mais barato? Seu bolso agradece!

  • Extrapolar nas contas todo mês

Novembro chegou e com ele a última parcelinha daquela compra que você dividiu no cartão? Que bom! Não faça mais dívidas então. Faça o possível para comprar tudo que precisa á vista, mesmo que isso leve um tempo maior. Cartão de crédito não é facilidade, é dívida!

  • Não dividir os gastos de acordo com os objetivos

Uma maneira eficiente de dividir os gastos familiares é a seguinte:

50% da renda familiar deve ser utilizada para os gastos essenciais, tais como luz, condomínio, telefone, etc.;

35% da renda deve ser empregada em atividades de lazer, saúde ou mesmo em bens necessários, como um carro novo, por exemplo;

15% para ser aplicado em algum investimento. Porém, caso a família esteja com muitas dívidas, esse percentual deve ser utilizado para quitá-las.

Se algum gasto está superando o percentual indicado, é hora de cortar o excesso!

  • Não fazer uma planilha de controle de gastos

Esse é o mais comum de todos os erros! Você precisa saber sua real situação financeira, não adianta cortar gastos e investir sem saber o que você precisa fazer para dar certo.

Se ainda não tem, crie já sua planilha financeira ou anote em um caderno! O Importante é ser fiel ao controle de gastos!

Precisa consultar seu nome para ter certeza que está limpo? Basta clicar aqui para ter segurança e praticidade na hora de fazer a sua consulta de CPF.