5 passos para viver no azul

O problema mais comum hoje do Brasileiro é conseguir manter o nome limpo, tudo porque nós não somos educados para viver com saúde a vida financeira. Muitas vezes só percebemos a importância que devemos dar a isso quando já estamos afundados em dívidas e com o nome sujo. Trouxemos hoje 5 passos para você viver no azul, ter o nome limpo e liberdade financeira.

Anote seus Gastos

Já falamos muito disso aqui mas precisamos reforçar a importância de você anotar os seus gastos e recebidos afinal quando se tem total controle de tudo é mais fácil administrar os planos, onde precisa ser mexido e etc. Use um caderno, uma planilha, o celular, mas anote os seus gastos, planeje o seu mês.

Negocie suas dívidas

Muitas vezes deixamos uma dívida pra lá e ela cresce, vira uma bola de neve e você se vê perdido em como resolver a situação. Seu nome fica sujo, você perde o crédito e tudo vai de mal a pior. Mas com paciência e calma é possível resolver. Depois de planejar o seu mês, veja onde é possível economizar e renegocie sua dívida. Ligue para o credor, negocie parcelamento ou pagamento á vista. Vai facilitar muito a sua vida renegociar e limpar o seu nome.

Compre somente o que é necessário

Será que tudo que compramos é realmente necessário? Precisamos refletir se realmente precisamos de tudo que somos acostumados a ter. O consumismo que a mídia, rede sociais, comerciais impõe pra nós podem nos fazer exagerar nas compras e trazer grandes prejuízos em nossa vida financeira. Está na hora de parar de avaliar se tudo que tem tomado o seu dinheiro é realmente necessário.

Dê preferência ao pagamento á vista

Evite usar cartão de crédito, além dos bancos cobrarem juros altos você acaba fazendo mais dívidas do que precisava! Outra dica importante é: deixe seu cartão de crédito em casa para uso emergencial, ele deve ser um recurso de emergência e não um método diário de pagamento.

Consulte seu CPF pelo nome online

Conhecer sua situação financeira é essencial para que todos os passos acimas sejam feitos com sucesso! Consulte já o seu CPF online clicando aqui.