Como controlar os gastos da sua casa?

Educação financeira deve ser prioridade não só para você, mas também para a sua família. É muito importante que todos estejam envolvidos não só no planejamento financeiro, mas também no controle de gastos.

Para não ficar no vermelho e ter uma vida financeira saudável, é preciso mostrar a importância da educação financeira para os filhos e envolvê-los na confecção e na execução do orçamento doméstico. Aprenda como controlar os gastos da família:

  • Ensine como controlar os gastos e envolva todos no processo

O primeiro passo para você que quer aprender como controlar os gastos em família é envolver todos os membros no processo. Não deixe ninguém de fora: marido, esposa, filhos e todos os outros parentes que vivem na casa e, consequentemente, fazem parte do orçamento familiar, devem entender a importância do controle de gastos e da educação financeira para manter as finanças saudáveis.

Uma boa dica é fazer uma reunião familiar com a participação de todos para explicar a situação do orçamento familiar e o método que será usado para controlar os gastos (planilha, caderninho, sistema de mesada, etc.). O importante é que todos estejam cientes deste novo momento.

  • Saiba dizer não para os filhos

Uma vida financeira saudável requer, muitas vezes, alguns sacrifícios. Para controlar os gastos da família com eficácia é importante entender e praticar a habilidade de dizer não para os filhos. Além de ser uma forma de manter o orçamento familiar em equilíbrio, negar uma compra por impulso ou a aquisição de um item de que a criança às vezes nem precisa é uma forma de estimular a reflexão e fazer com que os filhos deem o primeiro passo em direção ao consumo consciente.

  • Considere uma mesada

Dar uma quantia mensal é uma forma que muitos pais encontram de começar a ensinar aos filhos o valor do dinheiro. Estabeleça uma quantia semanal para cada criança e seja rígido em relação à regra que diz que se o dinheiro acabar seu filho deverá esperar até a próxima semana para ganhar uma nova quantia.

  • Estabeleça regras para gastos prioritários e eventuais

Para que todos possam ajudar no controle do orçamento familiar, é importante que conheçam as regras que regem os gastos prioritários e eventuais da família. Caso você estabeleça um valor máximo para a conta de luz e, em determinado mês, o valor superar o que estava previsto no planejamento, por exemplo, é importante que todos na casa se unam para economizar energia no mês seguinte, evitando usar o ar-condicionado e apagando a luz assim que saírem de um cômodo.

  • Utilize planilhas

As planilhas de gastos são excelentes aliadas na hora de envolver toda a família no controle do dinheiro da casa. Por meio da ferramenta, todos conseguem acompanhar quanto está sendo gasto em cada categoria (Moradia, Alimentação, Saúde, etc) e podem se conscientizar da importância de gastar menos, quando necessário.

Quem quer aprender como controlar os gastos familiares deve, em primeiro lugar, envolver toda a família no processo e não desistir no primeiro obstáculo. Depois que criar o hábito, controlar gastos será algo natural para todos.