Como cuidar da sua vida financeira aos 20 anos

Muitas pessoas cometem o erro de cuidar da vida financeira apenas quando ela já está muito comprometida com as dívidas, quando o nome já está sujo no SPC e Serasa. Vivemos em um país que não ensina de pequenos a cuidar do nosso dinheiro e isso traz muitas consequências, pois estamos vivendo com uma geração que não poupa, que não se interessa pela vida no azul.

Quando a pessoa atinge os 20 anos normalmente está iniciando no mercado de trabalho, finalizando ou começando a faculdade e começa a lidar com as propostas de crédito, e outras tentações! Trouxemos dicas para aproveitar melhor essa fase e desde cedo cuidar da sua vida financeira.

  1. Crie uma reserva financeira

Comece sua poupança desde cedo, mesmo que seja guardando pouco por mês. Não espere um imprevisto acontecer para recorrer ao crédito, empréstimo e etc. Comece já sua poupança.

  1. Crie o hábito de controlar suas finanças

Comece de cedo o controle do seu dinheiro, use um app, caderno, planilha mas anote seus rendimentos, seus gastos e saiba como será o mês seguinte! Não conte com a sorte.

  1. Fuja dos cartões de crédito

Quando iniciamos nossa vida no trabalho, nome limpo, surgem todas as oportunidades do mundo para fazer – muitos – cartões de crédito. Não tem necessidade de você ter vários! Tenha um e use apenas para emergência e sempre priorize o pagamento á vista.