Como manter seu nome limpo

Existem dois tipos de pessoas que tem o nome limpo.

A primeira nunca esteve com o nome sujo e a segunda lutou muito para ter o nome limpo!

Limpar o nome não é uma tarefa simples, quando você está nessa situação precisa de muita paciência, sabedoria e economia para resolver. Normalmente quem passa por essa fase deseja que seu nome não fique negativado nunca mais. Por isso trouxemos algumas dicas de como manter o seu nome limpo.

A primeira e mais valiosa é: Consulte sempre o seu CPF.

Mesmo que você não tenha se enrolado financeiramente é sempre bom verificar como anda sua situação financeira e seu nome. Para isso use a internet ao seu favor, consulte online. Para consultar seu nome com segurança entre no site da Fênix Consultas.

A segunda dica é: controle financeiro

Use app, planilhas, cadernos, mas controle seus gastos! Você precisa saber como será seu fim de mês sempre. Anote o que gasta e o que entra e assim encaixe seus projetos dentro de suas possibilidades.

Terceira dica é: Evite compras a prazo.

No máximo que puder, pague a vista! Evite usar cartões, cheques, empréstimos. Pague sempre a vista e terá a garantia de que assim seu nome nunca estará sujo.

Quem paga á vista evita juros, e pode pedir descontos sempre. Se deseja comprar algo verifique se é urgente e se não for guarde o dinheiro para comprar á vista, assim nenhum imprevisto pode atrapalhar e negativar o seu nome.