Dicas de filmes para aprender sobre economia

 

Há quem pense que economia é um assunto complicado e chato! Mas não é! Pode ser que antigamente era mais complicado entender pois apenas tínhamos os livros, mas agora com o avanço da internet existem diversos canais, e books e conteúdos que nos ensinam muito sobre dinheiro. Hoje trouxemos alguns filmes que além de serem incríveis vão te ensinar sobre economia.

  • A Dama de Ferro (2012)

Antes de se posicionar e adquirir o status de verdadeira dama de ferro na mais alta esfera do poder britânico, Margaret Thatcher (Meryl Streep) teve que enfrentar vários preconceitos na função de primeira-ministra do Reino Unido em um mundo até então dominado por homens. Durante a recessão econômica causada pela crise do petróleo no fim da década de 70, a líder política tomou medidas impopulares, visando a recuperação do país. Seu grande teste, entretanto, foi quando o Reino Unido entrou em conflito com a Argentina na conhecida e polêmica Guerra das Malvinas.

  • O longo amanhecer – Uma cinebiografia de Celso Furtado (2007)

Uma análise das idéias do economista Celso Furtado e de sua participação em diversos projetos desenvolvidos no Brasil a partir dos anos 40. Através de depoimentos de intelectuais e de imagens de época, é formado um panorama da história recente do Brasil.

  • A ascensão do dinheiro (2008)

‘A Ascensão do Dinheiro’ explica a história financeira do mundo, explorando como o dinheiro moldou o caminho do desenvolvimento humano, como o sistema financeiro evoluiu através dos séculos e como a mecânica desse sistema econômico global trabalha para criar riquezas. Ferguson viaja por vários países explicando as origens do mundo financeiro – crédito, ações, títulos, seguros e mercado imobiliário. Apresentando fatos históricos, Ferguson conta sobre o advento dos títulos de governos, os quais financiaram guerras. A partir de eventos históricos, explica como o mercado de ações produz bolhas e porque ninguém pode efetivamente prever quando elas vão acontecer.

  • Margin Call: O dia antes do fim (2011)

E para finalizar trouxemos um drama da última grande crise mundial: a crise financeira de 2008

Peter Sullivan (Zachary Quinto), Seth Bregman (Penn Badgley) e Will Emerson (Paul Bettany) trabalham no setor de riscos em uma corretora, que está realizando uma série de demissões. Cerca de 80% do setor em que trabalham foi demitido, entre eles o chefe do trio, Eric Dale (Stanley Tucci). Ao pegar o elevador Eric entrega a Peter um pen drive, que contém algo em que estava trabalhando no momento. O alerta para que tomasse cuidado com o conteúdo chama a atenção de Peter, que fica após o horário de trabalho para dar uma olhada no arquivo. Logo ele descobre que trata-se de uma análise da volatilidade da empresa, que indica que há duas semanas ela ultrapassou e muito o limite de risco o qual pode correr. Desta forma a empresa está prestes a falir, o que provoca uma reunião de emergência com diversos setores da empresa, entre eles seu dono, o acionista John Tuld (Jeremy Irons).