Pontos negativos e Positivos do Cartão de Crédito

Você e o seu cartão de crédito podem ter a melhor relação desde mundo! Ele pode ser o seu melhor amigo, te ajudar em situações de emergência, facilitar o alcance de muitos objetivos. Tudo isso se usado da maneira correta, porém quando não usado com responsabilidade ele pode se tornar o pior relacionamento da sua vida!

Por isso, se você ainda não construiu uma relação saudável com o seu cartão, chegou a hora de dar um tempo para aprender a lidar com ele! Para quem sabe no futuro poder ter um ao seu lado! Vamos aos pontos pontos positivos e negativos:

Pontos positivos do cartão de crédito:

Flexibilidade no pagamento

Sim! Você usa o limite do cartão de crédito e paga somente depois de 30 dias. Uma maravilha, não? Sim, mas apenas para quem tem disciplina financeira! Por quê? Se você não quita a fatura total do seu cartão assim que a recebe, ela entra no crédito rotativo, que possui a maior taxa de juros do Brasil, passando dos 470% ao ano!

Parcelamento

Além de poder pagar depois de 30 dias, o cartão é um ótimo aditivo para quem quiser fazer compras de altos valores, mas parceladas. Lembramos que algumas lojas fazem o parcelamento das compras, contudo, dependendo do número de prestações, elas podem ter acréscimo de juro.

Crédito disponível quando você precisar!

O cartão pode ser o melhor amigo daqueles que possuem disciplina financeira. Bons administradores deixam o limite do cartão disponível para emergências e imprevistos, poupando-se de compras por impulso ou gastos desnecessários.

Programa de milhas para quem ama viajar!

O primeiro programa de milhas foi criado por uma companhia aérea. Desde então, viajantes de todo o mundo usam seus cartões comprando passagens aéreas e acumulando as famosas milhas para serem trocadas por trechos de ida ou volta. Se o viajante for sortudo, ainda consegue a passagem de ida e volta na faixa, apenas usando o saldo de milhas acumuladas.

Pontos negativos do cartão de crédito:

Taxa de juro

Mesmo sendo prático e rápido, o cartão de crédito possui a taxa de juro mais cara do mercado de crédito no Brasil, sabia? Ela passa dos 470% ao ano!

Anuidade

A anuidade é cobrada pela maioria das financeiras que emitem cartão de crédito. Elas argumentam que essa é a única taxa administrativa do cartão. Contudo, há possibilidades de negociá-la diretamente com a financeira.

Cuidado onde coloca os dados!

Exatamente! Apesar da praticidade em fazer operações com ele pela internet (compras em lojas virtuais), certifique-se de que o website acessado possui certificações SSL de segurança e que não é uma tentativa de fraude para roubar os seus dados bancários e usá-los em operações de crédito clandestinas.