Posso ser cobrado por causa de uma dívida que caducou?

Muitas pessoas tem dúvida sobre o tema de hoje! Uma dívida depois que caduca, pode ainda ser cobrada?

Afinal, o que é caducar? O código civil nos diz que uma dívida quando completa o ‘aniversário’ de 5 anos deve ser retirada de todos os órgãos de proteção ao crédito como SPC e Serasa, dentro desses 5 anos a empresa pode efetuar legalmente todos os tipos de contatos e meios judiciais para o cumprimento desse pagamento.

Após esse prazo a empresa tem que solicitar a retirada do CPF da lista de negativados, porém essa dívida não é esquecida e a empresa pode continuar a cobrança via carta ou telefone. A empresa nunca poderá incluir novamente essa dívida na lista negra, mas pode continuar cobrando, claro dentro da lei.

A primeira coisa antes de falar sobre dívidas que caducam é deixar bem claro que a dívida nunca deixa de existir ou é perdoada, existem 0% de chance de você conseguir crédito com essa empresa ou banco, enquanto a dívida existir, sem falar nos juros que crescem a cada mês.

Por isso é muito importante fazer a renegociação da sua dívida, assim seu nome além de sair da lista do SPC e Serasa, seu relacionamento com a empresa ou banco pode ser resgatado.