Saiba como consultar título protestado?

Muitas são as dúvidas que envolvem o mundo da economia. Mas, uma das principais dúvidas que os consumidores têm é sobre título protestado. Primeiro sobre o que é um título protestado e depois, como consultá-lo. Mas, a fim de sanar estas dúvidas, este tema será abordado ao longo deste artigo.

Um título protestado nada mais é que ter seu nome negativado junto aos órgãos de restrição ao crédito. Isso acontece quando você tem uma ou mais dívidas que não foram pagas e a pessoa ou empresa credora foi a um cartório e registrou o não recebimento do valor da dívida. Sendo assim, a partir do momento em que foi protestado um título em seu nome, a dívida é oficializada e o seu nome passa a ser negativado ou como popularmente é conhecido, “estar sujo”.

Mas, para que um título seja protestado, é preciso se dirigir a um dos Cartórios de Protestos de Títulos, órgãos vinculados aos Tribunais de Justiça (TJs). Nestes órgãos são enviadas as denúncias de credores a respeito de pessoas físicas ou empresas que deixaram de pagar um cheque, uma quantia em dinheiro ou qualquer tipo de título de comércio. Na sequência, após receber a denúncia, o tabelionato a analisa e intima o devedor, que, caso não compareça, pode ficar com o nome sujo na praça.

Mas, o que pode ser um título protestado? Título protestado pode ser nota promissória, contrato, cheque ou duplicata. O que pode ser protestado são as partes que ainda faltam ser pagas de uma mesma dívida, ou seja, quando paga, a mesma dívida não pode ser protestada novamente, pois ela não existe mais.

Ter um título protestado é sério e quando isso acontece, a pessoa que teve o nome negativado não consegue abrir contas em bancos, nem solicitar empréstimos, comprar com pagamento a prazo, solicitar aumento de limite de crédito no banco em cartão e até mesmo arranjar emprego, em alguns casos.

Se você recebeu um protesto, precisa pedir uma certidão, que é um documento que traz os dados de quem protestou. Para retirar essa certidão, você deve ir até o cartório em que seu nome foi protestado e apresentar tanto CPF quanto RG para retirar o documento.

Após descobrir quem protestou um título em seu nome, você deverá procurar a pessoa ou a empresa que protestou seu título e pagar a dívida. E, a única maneira de “limpar” o nome e voltar a ter crédito na praça é pagando a dívida protestada.

Caso você decida não pagar o título protestado, o registro do protesto só deixará de existir quando o pagamento e o cancelamento no Tabelionato forem feitos. Porém, o período de busca para a expedição da certidão é de cinco anos, ou seja, passado este período de cinco anos após o protesto do título, seu nome deverá ser limpo e retirado da lista de inadimplentes dos órgãos de proteção a crédito.

Quer consultar um protesto? Conheça nossos planos clicando aqui.